Concepção do Centro UnB Cerrado (2005 - 2008)

 

 

Com sede na cidade de Alto Paraíso de Goiás, o Centro UnB Cerrado foi concebido durante as Conferências Estadual e Nacional do Meio Ambiente, em 2005. A ideia partiu de um grupo de ambientalistas que vive no município.

 

A partir da aprovação dessa ideia e do registro nos anais das conferências, o então vereador Dada (Eduardo Estellita) buscou formas de viabilizar o projeto. Em 2007, com seu correligionário do partido verde, deputado Fernando Gabeira, foi obtida uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhões para a construção da sede. 

Na época, para conseguir o valor, a Universidade de Brasília (UnB) foi procurada para executar o projeto. Já em 2008, a emenda estava aprovada e inserida no Plano Plurianual (PPA) da União.

Dessa forma, em junho de 2008, deu-se início às reuniões  para construir a proposta. Os encontros reuniram a UnB, representantes da sociedade civil e membros das comunidades locais. 

 

Ainda em 2008, com forte participação popular, foram elaborados os princípios e os objetivos do novo espaço. O projeto da obra foi elaborado pelo Arquiteto Sérgio Pamplona, conhecido pela expertise em projetos sustentáveis e permaculturais.

 

Planta da Sede



 

Início das obras e do Programa de Extensão (2009 - 2010)

 

 

Para implantar o Centro em Alto Paraíso, o recém-iniciado Programa de Extensão reuniu cidadãos e representantes da sociedade organizada à universidade. Os debates realizados enfrentaram o desafio de levar a UnB para a Chapada dos Veadeiros. 

 

Em 2009, começaram também as obras de construção da sede, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Alto Paraíso e a UnB.

 

No ano seguinte, a administração central da UnB nomeou a comissão que determinou como o espaço entraria no organograma da universidade. Ao final,  o Centro UnB Cerrado foi definido como um centro multidisciplinar, ligado ao Gabinete do Reitor.

 

O Regimento Interno foi elaborado a partir do material produzido junto à sociedade de Alto Paraíso, discutido por professores e revisado pela Procuradoria Jurídica da UnB. O projeto de criação foi encaminhado ao Conselho Universitário e, em 10 de dezembro de 2010, foi aprovado por unanimidade.

 

Durante o ano de 2010, um grupo de professores elaborou projetos de pesquisa e extensão para a região da Chapada dos Veadeiros, contando com bolsistas de graduação do REUNI e com o apoio do Decanato de Graduação para as atividades de campo. 

 

No mesmo ano, o vereador Dada conseguiu uma emenda parlamentar da bancada do Distrito Federal, no valor de R$ 1.442.000,00. A quantia foi usada para investir em equipamentos para o laboratório de biologia e em projetos de pesquisa e extensão.



 

Início das atividades e eventos (2011)

 

 

Em 2011, após a criação formal do Centro, cerca de 20 professores se cadastraram como membros efetivos e deram início a ações de pesquisa e extensão na região.

 

Em maio de 2011, o Centro começou a funcionar na cidade de Alto Paraíso, em um espaço cedido por comodato pela Fazenda Escola Bona Espero. De início, as atividades incluíram a formação de jovens, em três cursos na cidade e duas turmas nas áreas rurais de Sertão e Assentamento Sílvio Rodrigues. A educação da população era uma demanda da cidade e a emenda parlamentar ofereceu recursos para isso.

 

O ano de 2011 foi finalizado com a Feira de Produção Sustentável da Chapada dos Veadeiros, projeto financiado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação. Durante o evento, foi celebrada a formatura das cinco turmas dos cursos de extensão, além da apresentação dos resultados obtidos pelos projetos desenvolvidos nos dois anos de trabalho.



Construção da sede, início (2013)

 

 

Em 2013, o Planejamento Estratégico deste Centro foi elaborado pelos professores e pelos representantes da sociedade.

 

O processo de construção da sede foi marcado por diversos percalços e desafios. Questões políticas e institucionais fizeram com que, somente em outubro de 2013, o núcleo acadêmico fosse finalizado.

 

Apesar disso, como o núcleo de alojamentos não foi terminado, o convênio entre a UnB e a prefeitura local não pode ser finalizado e, por isso, a universidade não pôde usar o espaço. 



 

Começo das disciplinas de graduação (2017)

 

A partir de 2017, começaram a ser ofertadas disciplinas de graduação. Foi iniciado também o primeiro Curso de Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado, ainda sem a utilização do novo espaço físico. 

 

Entretanto, com a nova gestão da UnB, foram reacendidas as possibilidades de uso desse espaço.



 

Pandemia de Covid-19 e atividades remotas (2020-2021)

 

Em 12 de março de 2020, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB decidiu suspender as atividades presenciais, em razão da pandemia de Covid-19. Como parte da universidade, o UnB Cerrado também interrompeu as aulas e outras práticas realizadas pelo centro. A retomada parcial das atividades aconteceu em agosto do mesmo ano, com todos os encontros e tarefas acadêmicas realizadas de maneira remota. 

 

Durante o isolamento social, a administração atuou em prol da mudança para a o novo espaço do CER. As atividades realizadas no período pandemico possibilitaram que, logo após a retomada presencial, a nova sede fosse inaugurada.  



 

Retomada das atividades presenciais e Inauguração da sede (2022)

 

 

Em 27 de maio de 2022, o Centro UnB Cerrado inaugurou a nova sede. Durante a abertura do espaço, que fica em Alto Paraíso (GO), estiveram presentes professores, membros do centro, além da reitora da (UnB, Márcia Abrahão. O evento contou, também, com forte participação da comunidade local.

 

Os prédios permanentes da unidade são formados por nove blocos. Para a realização de aulas, projetos de pesquisa e de extensão, a estrutura contém laboratório, biblioteca, auditório, quatro salas de aula, espaço para estudos compartilhados e um refeitório.

 

Após dois anos de altos índices de incidência da Covid-19, os estudantes, professores e funcionários retornaram integralmente para a UnB em junho de 2022, quando todas as atividades presenciais foram retomadas.